segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O Iluminado

Finalmente li esse clássico. E, sinceramente... Genial! Do início ao fim. Genial, genial, genial. Nunca fui muito de ler terror, sempre fui mais do romance, drama e algumas vezes até tentei fugir pro gênero policial, mas não deu muito certo. "O Iluminado" foi o segundo livro de terror que li, sendo "Saco de Ossos", também do King, o primeiro. E me disseram que comecei grande, com o padrão elevado, que após Stephen King fica difícil gostar de outros escritores de terror, coisa que com o término das leituras eu não discordei. O cara é realmente muito fera!
Já existem muitos reviews desse livro na internet, então vou tentar falar mais da experiência que eu tive do que da história, que é algo que possivelmente muita gente já conhece. Pra quem só conhece o filme: continua lendo porque o livro é bem diferente do filme e talvez eu consiga te convencer a ler mesmo já conhecendo bastante do enredo. 
Todo mundo sabe que a maioria dos filmes acabam ficando diferentes dos livros, mas sobre "O Iluminado" eu não imaginava que fosse tanto. Tive muitas surpresas ao longo da leitura, além de só as características físicas dos personagens, o que foi me cativando cada vez mais. 
Gosto de ler antes de dormir, até ficar com sono, porém essa obra tornou meu sono difícil. Não por  ficar com medo (talvez mais pro final eu tenha ficado assustada, sim), mas porque eu começava a ler com a intenção de ler um capítulo, às vezes até menos, e acabava virando a noite simplesmente por não conseguir parar. A escrita é muito fluida, o desenvolvimento dos personagens, a descrição dos acontecimentos, a evolução do próprio terror é muito sutil, porém quando as coisas começam a acontecer tu sente aquele incômodo, aquele medo misturado com agonia e curiosidade do que vem em seguida, mesmo que tu já tenha assistido o filme, que foi o meu caso. A escrita é tão boa que vicia. Eu li compulsivamente e quando precisava fazer outras coisas, ficava pensando no livro e nos personagens. Às vezes até criava teorias! Comecei a falar com o Anderson (meu namorado) sobre as divergências entre o filme e o livro, sobre o que eu tava gostando mais até então em cada uma das mídias, enfim. Convenci ele a ler. Agora ele ta quase na metade do livro e já me disse que ta curtindo bastante também.
O livro "O Iluminado" é recheado de terror psicológico, uma pitadinha de horror, suspense e drama. Não deixando a desejar em nenhuma destas, sabendo dosar bem suas quantidades. Tu deve ta pensando "é fácil de te impressionar, tu é leitora de primeira viagem, já que não conhece muito de terror". Mas vou ter que discordar de ti! Sou muito exigente. Apesar de não ter um repertório extenso em leituras de terror, eu já li muitos livros, então sei perfeitamente quando o escritor sabe o que ta fazendo e quando ta tentando me empurrar uma história mequetrefe goela abaixo. No caso de Stephen King, a gente nitidamente não só vê, mas como também sente o que ele queria passar quando escreveu a história. Ele não se enrola. É direto quando necessário e meticuloso do mesmo modo. O escritor conseguiu me fascinar. A escrita dele é deliciosa. Estou no terceiro livro dele. Acho, inclusive, que já posso começar a me considerar fã do cara.
Agora, depois de "Saco de Ossos" e "O Iluminado" finalizados, to lendo o que podemos chamar de "O Iluminado 2", que na verdade se chama "Doutor Sono". Vai ter um filme desse livro e quis me adiantar! Quero já ter lido quando for assistir no cinema, pra ter uma experiência diferente dessa vez. Vamos ver se o famoso rei do terror consegue manter meu interesse.