quarta-feira, 25 de abril de 2012

LE MODERNE

Afinal, o que é ser moderno? Ser moderno é ser hipócrita. Ser moderno é fingir que você se importa com os outros. Ser  moderno não passa de uma fase onde todos tentam ajudar uns aos outros, mas ninguém revela o que realmente sente ou o que realmente quer. Ninguém consegue se ajudar de verdade. É cada um por si e Deus por todos. Sim, é isso mesmo. A gente pode tentar negar, mas, no fundo, todos sabem que isso é completamente verdade. É assim que as coisas funcionam!
As crianças de nove, dez, onze anos já não se importam mais em brigar pela Barbie com o cabelo mais bonito e cedoso, mas sim pelo garoto que vai engravidá-la uns meses mais tarde. Adolescentes já não sabem como falar a verdade aos seus pais, então preferem esconder suas mágoas atrás de uma mentira. Uma mentira pra cada um deles, mas uma verdade requisitada por todos. Os modernos já conhecem, sabem como funciona e usam essa nova "lei". A lei da máscara. Uma máscara densa e sólida de falsidade. Uma falsa ilusão de que tudo está super bem, quando na verdade você só quer se esconder do mundo e chorar. Chorar e comer muito chocolate. Ambos não podem ser feitos.
Quem chora, é condenado. Quem come, também é. Você sorri de mentira para não chorar de verdade. Você é um pobre e coitado condenado, seu falso! Mas e quem é verdadeiro?
Quem é que colocaria a própria mão na guilhotina pra dizer que não tem que ser assim, nos tempos de hoje? A vida é uma guerra. Uma guerra mundial da qual ninguém sai vivo! Morrer é fácil. Às vezes morrer, pra muita gente, é tentador.
Quem comete suicídio é fraco, estúpido e covarde. Morrer é muito fácil. Morrer é extremamente tão mais fácil do que viver. Viver... A vida é e sempre vai ser complicada.
Eu agradeço ao chegar as caladas, sem estrelas e frias noites, por conseguir continuar respirando. Respiro de forma lenta e pesada, mas, pelo menos, ainda respiro.

Ainda consigo sentir algumas coisas. Eu ainda sinto a brisa no rosto, mas sei que ela não me toca como antes. Sinto o gosto da comida, mas ela nunca sacia a minha fome da verdade. Também sinto o alívio de beber água, mas também sei que o alívio irá durar pouco tempo.

Todos temos medos, segredos que não nos deixam viver e lembranças dolorosas. Mas viver não é só isso. Viver não é apenas a dor de que estamos habituados. Não tenha medo do que irão pensar ou falar sobre ti. Não! Isso não é viver.
A tão dita "sociedade" já não são nossos pais. Já não são as pessoas que conhecemos a tanto tempo e que antes de nós mesmos sermos pessoas, já habitavam a terra. Tudo se trata de uma nova "sociedade". Geração saúde. Geração consciente. Geração sentimental. Geração protetora do meio ambiente. Geração-geradora.
Nós! Nós, os jovens, podemos mudar. Nós jovens é quem mudamos tudo, damos o rumo das coisas daqui em diante. Nós é quem temos e que vamos fazer o Novo Mundo.
Você! Você que está aí, sentado, deitado ou de mau-jeito. Toma a frente! Toma uma iniciativa! Nada acontece sem gotas de suor terem sido arrancadas do teu coro. Corre atrás que tu consegues! Confia em ti, criança. Confia em ti, adolescente. Confia em ti, juventude! Somos o futuro. Somos as ideias. As novas leis. As novas ordens. Há tanto a ser descoberto. Veste a tua camisa, jovem brasileiro! Veste e luta. Luta pelo teu lugar. Luta pelos teus direitos, teus sentimentos, pela tua liberdade, pelos teus ideais... Luta pra ser quem tu és e mostra pro resto do mundo que vale a pena viver a vida ao máximo do que ela pode ser vivida. Coloca teu pescoço a prova pelo o que tu acha certo. Afinal... É certo! Segue teu instinto. Quebrar a cara, pode acontecer. É normal. Tenha o tempo de se recuperar. Mas quando voltar, volte com todas as forças de antes e a ainda com uma vantagem extra de saber aonde não errar.